Foued Salmen Espindola

por Alberto
Publicado: 06/06/2018 - 15:03
Última modificação: 25/10/2023 - 14:21
Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim
+55 34 3225-8439
+55 34 9993-0670

Professor Titular de Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É bacharel em Ciências Biológicas (1978) e Farmácia / Bioquímica (1980), com mestrado em Bioquímica e Imunologia (1983), todos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Ciências (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Biologia Celular e Bioquímica pela Universidade de Yale (1994-1997; 1999-2000), como bolsista do Programa de Bolsistas da Pew Latin American em Ciências Biomédicas (EUA) e CNPq (Brasil). Docente e orientador nos seguintes programas de pós-graduação da UFU: Ciências da Saúde (PPCSA), Genética e Bioquímica (PPGGB) e Biologia Celular e Estrutural Aplicada (PPGBC). As áreas de pesquisa são bioquímica, biologia molecular e celular, biotecnologia e nanotecnologia, com ênfase no estresse oxidativo, inflamação, diabetes, produtos naturais, exercício físico e diagnóstico de biomarcadores salivares. Também desenvolve pesquisa, inovação e extensão sobre estresse oxidativo em saúde e doença e em plantas medicinais e produtos naturais da biodiversidade do bioma Cerrado, para estudos-alvo terapêuticos. 

 

ÁREAS DE INTERESSE

  • Biotecnologia em bioativos de plantas medicinais, nutracêuticos e produtos apícola com enfoque nos biomarcadores do estresse oxidativo no estado de doença como Diabetes, Obesidade, Câncer, Doenças inflamatórias e no estado de saúde sob condições exercício físico. O objetivo é estudar e caracterizar os extratos destes produtos naturais investigando os efeitos sistêmicos e sobre tecidos alvos específicos em modelos experimentais e em humanos.
  • Nanomateriais são materiais extremamente pequenos, com propriedades multifuncionais que podem ser usados em várias áreas da saúde humana e animal. As nanopartículas podem ser sintetizadas num processo amigável ao meio ambiente usando apenas água e sais como o de cloreto de ouro. Para isto adicionamos a esta solução polifenóis, compostos antioxidantes, comuns e que estão presentes por exemplo em alimentos vegetais comuns da nossa alimentação e em extratos de produtos naturais. Os nanomateriais, projetados com compostos naturais antioxidantes podem oferecer maior estabilidade e biodisponibilidade que melhorem sua eficácia e segurança
  • Biomarcadores de doenças crônicas e do estresse físico e psicológico: Estabelecer e utilizar métodos bioquímicos e moleculares, espectroscópico (ATR-FTIR) e de espectrometria de massa (metabolômica) para diagnóstico e prognóstico utilizando fluidos biológicos como plasma e saliva.
Rua Acre, S/N
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38405-319
Campus Umuarama - Bloco 2E - Sala 237